LOUVORES

quarta-feira, 17 de abril de 2013

INFORMÁTICA EDUCATIVA


 PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º AO 5º ANO




Abril/2013

TEMA: Centenário do Poeta Vinícius de Moraes

  

UE: Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval
PROFESSOR (A) DO LIED: Leandro Gonçalves Gregório
PROFESSOR (A) DA DISCIPLINA: Porfª Carla (F3-102) e Profº Marlon (Artes)
TÍTULO/TEMA DA AULA: Centenário de Vinícius de Moraes
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa, Literatura e Artes
ANO DE ESCOLARIDADE: Mat2, Pré1, 1º, e ano de escolaridade.

MÍDIAS E/OU SOFTWARE UTILIZADOS:

Áudio e Vídeo youtube:

Filmes, documentários, peças, músicas, etc
http://www.youtube.com/watch?v=FIjT_UVcqY8Vinícius de MoraesA História de um Poeta
http://youtu.be/UngwqRt8yOcVinícius de MoraesBiografia
http://www.youtube.com/watch?v=-YuYhuF7oUw A FocaVinícius de Moraes
http://www.youtube.com/watch?v=s9h47jpPI-sAquarelaToquinho e Vinícius de Moraes

Pesquisas:
Google busca de gravuras e fotografias sobre o tema (Vinícius e seus parceiros).

Blogs referentes ao tema:

BrOffice Writer , Paint e impress.


RECURSOS ALÉM DOS EQUIPAMENTOS CONTIDOS NO LIED:

Projetor Proinfo

TIPO DE UTILIZAÇÃO DOS SOFTWARES / OBJETIVOS?
( x ) Sensibilização1 ( x ) Ilustração2 ( ) Simulação3 ( ) Pesquisa ( x ) Produção de trabalho
( ) Conteúdo de Ensino4 ( ) Outro ________________________________

CONTEÚDO CURRICULAR:

Língua Portuguesa: Gênero textual – música, poesia e poema
Produção Textual: Paródia
Literatura Brasileira
Pesquisa
Artes: Ilustração e pintura

OBJETIVOS:

  • Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre o artista, sua vida e importância para a literatura brasileira e a MPB;
  • Levar os alunos a entenderem a importância do escritor e compositor Vinícius de Moraes para nossa cultura;
  • Levar os alunos a entenderem as etapas da composição de uma música;
  • Levar os alunos a entenderem as etapas da produção de uma poesia ou poema;
  • Proporcionar aos alunos o entendimento de que a ilustração e a pintura também são formas de demonstrar sentimentos;

DESENVOLVIMENTO:

2º e 3º ano de escolaridade:

1ª aula (16/04): Vídeo, conversa coletiva sobre a história de Vinícius de Moraes e pesquisa sobre o tema.
http://www.youtube.com/watch?v=FIjT_UVcqY8Vinícius de MoraesA História de um Poeta
 
2ª aula (19/04): Vídeo, conversa coletiva a história de Vinícius de Moraes e pesquisa sobre o tema.
http://youtu.be/UngwqRt8yOcVinícius de MoraesBiografia
 
aula (23/04): Vídeo, conversa compartilhada, ilustração e pintura.
http://www.youtube.com/watch?v=-YuYhuF7oUw A FocaVinícius de Moraes

4ª aula (26/04): Vídeo, conversa compartilhada, produção textual (paródia com a música aquarela) e
ilustração e pintura.
http://www.youtube.com/watch?v=s9h47jpPI-sAquarelaToquinho e Vinícius de Moraes

Educação Infantil e 1º ano:

1ª aula (15/04): Vídeo e conversa coletiva sobre a história de Vinícius de Moraes.
http://www.youtube.com/watch?v=FIjT_UVcqY8Vinícius de MoraesA História de um Poeta
 
2ª aula (19/04): Vídeo e conversa coletiva a história de Vinícius de Moraes.
http://youtu.be/UngwqRt8yOcVinícius de MoraesBiografia
 
aula (22/04): Vídeo, conversa compartilhada e ilustração e pintura.
http://www.youtube.com/watch?v=-YuYhuF7oUw A FocaVinícius de Moraes

aula (26/04): Vídeo, conversa compartilhada e ilustração e pintura.
http://www.youtube.com/watch?v=s9h47jpPI-sAquarelaToquinho e Vinícius de Moraes

Projeto reforço

Com o mesmo tema será trabalhada a produção de textos coletiva com revisão ortográfica , o uso dos pontos a necessidade do parágrafo. Os alunos trarão textos sobre o tema que também serão lidos e colocados no mural do reforço. O gênero textual contemplado é poema/poesia.

AVALIAÇÃO:

( ) avaliação formal (provas, exercícios, produções de texto, relatórios, pesquisas, resolução de questões, questionários, etc.)
( x ) avaliação informal (através da interação de alunos e professores, observação, acompanhamento individualizado, etc.)

1-Software para introduzir novo assunto, para despertar a curiosidade e a motivação.
2-Software que ajuda a mostrar o que se fala em aula, a compor cenários desconhecidos dos alunos.
3-Uma ilustração mais sofisticada. Software que simule experiências, realidades.
4-Software que mostra determinado assunto, de forma direta ou indireta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário