PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º AO 5º ANO
Abril/2013
TEMA: Centenário do Poeta Vinícius de Moraes
TEMA: Centenário do Poeta Vinícius de Moraes
UE:
Escola
Estadual
Municipalizada
Jacyra
Tavares
Duval
PROFESSOR
(A)
DO
LIED:
Leandro
Gonçalves
Gregório
PROFESSOR
(A)
DA
DISCIPLINA:
Porfª
Carla
(F3-102)
e
Profº
Marlon
(Artes)
TÍTULO/TEMA
DA
AULA:
Centenário
de Vinícius
de Moraes
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS:
Língua
Portuguesa,
Literatura e
Artes
ANO
DE
ESCOLARIDADE:
Mat–2,
Pré–1,
1º, 2º
e 3º
ano de
escolaridade.
Áudio e Vídeo
youtube:
Filmes, documentários,
peças, músicas, etc
Pesquisas:
Google busca de gravuras
e fotografias sobre o tema (Vinícius e seus parceiros).
Blogs
referentes ao tema:
BrOffice
Writer , Paint e impress.
RECURSOS ALÉM DOS
EQUIPAMENTOS CONTIDOS NO LIED:
Projetor Proinfo
TIPO DE UTILIZAÇÃO
DOS SOFTWARES / OBJETIVOS?
CONTEÚDO CURRICULAR:
Língua Portuguesa:
Gênero textual – música, poesia e poema
Produção Textual:
Paródia
Literatura Brasileira
Pesquisa
Artes: Ilustração e
pintura
OBJETIVOS:
- Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre o artista, sua vida e importância para a literatura brasileira e a MPB;
- Levar os alunos a entenderem a importância do escritor e compositor Vinícius de Moraes para nossa cultura;
- Levar os alunos a entenderem as etapas da composição de uma música;
- Levar os alunos a entenderem as etapas da produção de uma poesia ou poema;
- Proporcionar aos alunos o entendimento de que a ilustração e a pintura também são formas de demonstrar sentimentos;
DESENVOLVIMENTO:
2º e 3º ano de
escolaridade:
1ª aula (16/04):
Vídeo, conversa coletiva sobre a história de Vinícius de Moraes e
pesquisa sobre o tema.
2ª aula (19/04):
Vídeo, conversa coletiva a história de Vinícius de Moraes e
pesquisa sobre o tema.
3ª
aula
(23/04):
Vídeo,
conversa
compartilhada,
ilustração
e
pintura.
4ª aula (26/04):
Vídeo, conversa compartilhada, produção textual (paródia com a
música aquarela) e
ilustração e
pintura.
Educação Infantil e
1º ano:
1ª aula (15/04):
Vídeo e conversa coletiva sobre a história de Vinícius de Moraes.
2ª aula (19/04):
Vídeo e conversa coletiva a história de Vinícius de Moraes.
3ª
aula
(22/04):
Vídeo,
conversa
compartilhada
e
ilustração
e
pintura.
4ª
aula
(26/04):
Vídeo,
conversa
compartilhada
e
ilustração
e
pintura.
Projeto reforço
Com o mesmo tema será
trabalhada a produção de textos coletiva com revisão ortográfica
, o uso dos pontos a necessidade do parágrafo. Os alunos trarão
textos sobre o tema que também serão lidos e colocados no mural do
reforço. O gênero textual contemplado é poema/poesia.
AVALIAÇÃO:
( )
avaliação
formal
(provas, exercícios,
produções de
texto, relatórios,
pesquisas, resolução
de questões,
questionários, etc.)
( x
)
avaliação
informal
(através da
interação de
alunos e
professores, observação,
acompanhamento
individualizado, etc.)
1-Software
para introduzir
novo assunto,
para despertar
a curiosidade
e a
motivação.
2-Software
que ajuda
a mostrar
o que
se fala
em aula,
a compor
cenários desconhecidos
dos alunos.
3-Uma
ilustração
mais
sofisticada.
Software
que
simule
experiências,
realidades.
4-Software
que mostra
determinado assunto,
de forma
direta ou
indireta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário