LOUVORES

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

BBB (POR LUIS FERNANDO VERÍSSIMO)





Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A nova edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo.
Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros… todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterossexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE.
Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido”. Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.
Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis? Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores) , carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.

Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo dia.
Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna. Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, Ongs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).
Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.
O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E aí vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a “entender o comportamento humano”. Ah, tenha dó!!!
Veja o que está por de trá$$$$$$$$$ $$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.
Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores).
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana, Gonçalves Dias ou de Neruda ou qualquer outra coisa…, ir ao cinema…., estudar…, ouvir boa música…, cuidar das flores e jardins… , telefonar para um amigo… , visitar os avós… , pescar…, brincar com as crianças…, namorar… ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade!




LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - 2013




REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MACAÉ-RJ REALIZA ENCONTRO COM PROFISSIONAIS DA ÁREA


Evento realizado durante todo o dia de ontem (04/02/2014) marcou o início das atividades letivas


Dr. Aluízio Júnior (PV) e a secretária de Educação, Lúcia Thomaz participaram do evento
 Iniciar o ano letivo 2014 e reunir os profissionais que contribuem para o desenvolvimento da educação do município. Foi com essa finalidade que a prefeitura de Macaé por meio da Secretaria de Educação realizou durante todo o dia de ontem o primeiro Encontro Municipal dos Profissionais da Educação (Empe) 2014. As atividades aconteceram no Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro e contou com a participação de professores, orientadores pedagógicos, educacionais, supervisores e professores orientadores.

Para melhor atender aos participantes, a programação foi realizada em dois turnos, e durante todo o dia houve gincanas. A solenidade de abertura contou com a presença do refeito, Dr Aluizio Júnior (PV) e da secretária de Educação Lúcia Thomaz.
Em seguida foi realizada a palestra "O Brasil contemporâneo e os desafios para a educação" com o antropólogo, cientista político, escritor e professor convidado, Luiz Eduardo Soares - considerado um dos maiores especialistas em segurança pública do país. Ele também já foi secretário de Segurança Pública nacional e estadual. Na carreira de escritor, Soares foi coautor dos best-sellers, Elite da Tropa, que foi uma das inspirações para o filme "Tropa de Elite".
"Foi uma oportunidade onde primeiro busquei estabelecer o contato com os participantes e em seguida falar sobre a importância da discussão do tema proposto com foco na importância da educação - que é um tema complexo para se discutir, principalmente quando o país, de modo geral, enfrenta complicações, como por exemplo,  no que diz respeito às mudanças com relação a redução da desigualdade e a demanda por essa redução", disse Soares.
Já a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, abordou a importância do encontro que segundo ela se tornou uma prática de grande importância para toda a rede. "É um encontro que além de marcar o início das atividades letivas com uma reflexão sobre diferentes temas, sendo este ano sobre "O Brasil contemporâneo e os desafios para educação" visa promover uma maior interação entre os profissionais e o poder público", enfatizou.
Para o prefeito de Macaé uma oportunidade para reunir os profissionais e falar dos desafios em prol da educação. "Nossa meta é de que o ensino oferecido em Macaé seja um ensino de qualidade e se torne referência, por isso a educação é uma das nossas prioridades e nos encontros como este podemos destacar os pontos que têm dado certo e corrigir o que for necessário de forma a reorganizar o que tiver que ser reorganizado para garantir o ensino de excelência."
Os participantes também apoiam a iniciativa. "De fato é um encontro interessante onde nos reunimos, discutimos ideias e conhecemos as propostas do governo", disse a professora Jane Luci Fernandes, que atua na rede há 9 anos.
Já outra docente que preferiu não se identificar disse que aprova a iniciativa, mas gostaria que na prática fosse diferente. "Entra governo e sai governo e as propostas são parecidas, o grande problema é que na prática a realidade é outra. Precisamos que de fato, mudanças sejam feitas. Enquanto docentes temos muitas ideias, planos, metas, mas nem sempre podemos aplicar.

Algumas escolas, por exemplo, não contam com estrutura física de qualidade, as merendas servidas não são de qualidade, e principalmente o que falta para que a educação dê certo na cidade é apoio pedagógico, não se trata nem do apoio político, mas pedagógico", disse.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

CALENDÁRIO LETIVO MACAÉ 2014


“O Brasil Contemporâneo e os desafios para a Educação" é o tema do Encontro Municipal dos Profissionais de Educação.
Dia 4 de fevereiro, no CIEP Municipalizado Oscar Cordeiro.
14h - Profissionais que trabalham no turno da tarde
17h30 - Profissionais que trabalham no turno da manhã e/ou noite




Fonte: SEMED MACAÉ


BRASIL ESTÁ ENTRE 10 PAÍSES COM MAIS ANALFABETOS NO MUNDO


Relatório divulgado pela Unesco nesta quarta-feira põe o Brasil como o 8º país com o maior número de adultos analfabetos


Crianças em escola em São Paulo: número de analfabetos no Brasil deve cair para 12,9 mil em 2015, segundo a Unesco
São Paulo - Os mais de 13 milhões de analfabetos brasileiros colocam o país na oitava posição entre as nações com o maior número de analfabetos adultos do mundo. O dado é do 11° Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, divulgado pela Unesco nesta quarta-feira (veja na íntegra ao final).
O Brasil, junto com outros 9 países, é responsável por quase três quartos do número de adultos analfabetos do globo.
Os demais são Índia, China, Paquistão, Bangladesh, Nigéria, Etiópia, Egito, Indonésia e Congo. Hoje, existem 774 milhões de analfabetos no mundo, apenas 1% a menos que em 2000.
Para 2015, quando 164 países deveriam atingir as metas de melhoria de educação propostas pela Unesco em 2000, a projeção é de que o número caia para 743 milhões.
No Brasil, a expectativa é de que no próximo ano, o número de analfabetos diminua dos atuais 13,2 milhões - registrados pelo PNAD 2012 - para 12,9 milhões, o que seria um avanço, depois da estagnação detectada pelo IBGE no ano passado
O compromisso da Unesco totaliza seis metas que integram o Acordo de Dacar, assinado em 2000.
Por ele, até 2015, os países devem expandir cuidados na primeira infância e educação, universalizar o ensino primário, promover as competências de aprendizagem e de vida para jovens e adultos, reduzir o analfabetismo em 50%, alcançar a paridade e igualdade de gênero e melhorar a qualidade da educação.
De acordo com a Unesco, a meta de redução do analfabetismo é a que ficou mais distante: estima-se que apenas 29% dos países atinjam a universalização da alfabetização de adultos.
O Brasil é um dos países que não deve atingir a meta. De acordo com dados do PNAD de 2012, a taxa de analfabetismo brasileira é de 8,7%, muito distante da meta estabelecida pela Unesco, que previa que o país chegasse aos 6,7% de analfabetos até 2015. 
Elogios
Apesar do alto número de analfabetos, o documento faz alguns elogios ao sistema educacional brasileiro. Uma das experiências elogiadas é a de recompensar as escolas com bônus coletivos como forma de incentivar os professores e conseguir melhores resultados de aprendizagem. 
Outro ponto destacado, é o gasto do país comparado às demais nações emergentes.
"No Brasil, receitas fiscais mais elevadas ajudam a explicar como o país investe dez vezes mais do que a Índia, por criança, na educação primária", diz o texto.
Veja abaixo o relatório na íntegra:





terça-feira, 24 de dezembro de 2013

UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO ABENÇOADO


A TODOS OS MEMBROS, SEGUIDORES, LEITORES E AMIGOS UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO DE PAZ, SAÚDE, ALEGRIA, PROSPERIDADE, AMOR E AMIZADE, E QUE POSSAMOS VIVER PELO MENOS MAIS UNS 600 ANOS EM NOME DE JESUS!!!

É O QUE DESEJA O BLOG A VOZ DA EDUCAÇÃO.





Professor Leandro Gregório


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

CHUVAS FORTES ATINGEM MACAÉ-RJ, A CAPITAL NACIONAL DO PETRÓLEO DEIXANDO CENTENAS DE VÍTIMAS


Sepe- Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação/RJ, núcleo Macaé prepara doação para os desabrigados das chuvas e convoca categoria para realizar uma campanha de doações nas escolas. O principal ponto de coleta de doações é a Tenda do Viva Cultura na Praça Washington Luiz e nos abrigos onde estão alojados os desabrigados.
De acordo com a Defesa Civil cerca de 90 pessoas estão nos abrigos organizados pela Prefeitura, em 3 diferentes lugares: Estádio Cláudio Moacyr, Colégio Municipal Generino e no Centro Municipal de Apoio a Infância e Adolescência(CEMAIA). As assistentes sociais que estão trabalhando no auxílio das “vítimas da chuva” informam, no entanto, que o número de pessoas que perderam suas casas ou estão em áreas de risco se aproxima dos 300, sendo 106 criança e adolescentes.
Ainda de acordo com a defesa civil as áreas mais atingidas pelas chuvas foram: Morro de Santana, Morro de São Jorge, Aroeira, Virgem Santa, Piracema e Nova Macaé. Infelizmente a previsão do tempo é para novas e fortes chuvas para a próxima sexta-feira.
A solidariedade entre os trabalhadores nesse momento é fundamental e fazemos a exigência a Prefeitura de Macaé que tome medidas concretas, pois o que aconteceu não pode ser encarado como uma catástrofe natural, e sim como mais um episódio fruto do descaso dos governos nos bairros populares. As vítimas das chuvas moram em áreas de risco devido ao alto custo de moradia em nossa cidade. Por isso o Prefeito Dr. Aluízio deve investir em moradias populares e saneamento básico. Enquanto não houver um plano de obras públicas em nossa cidade, trabalhadores pobres continuaram sendo vítimas das chuvas e desmoronamentos.






 Sepe Macáe.

Todo apoio e solidariedade as vítimas das chuvas em Macaé/RJ

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

DIRETORA É AGREDIDA AO APARTAR BRIGA DE MÃES DENTRO DE ESCOLA EM MACAÉ-RJ


Uma das mães entrou na escola para agredir uma aluna.
A diretora tentou separar briga de duas mães quando foi surpreendida.

Mais uma notícia de violência na escola, no dia 19/11, terça-feira, uma educadora foi agredida fisicamente ao tentar apartar uma briga no C. M. Elza Ibrahim. Chutaram e quebraram o portão e outra professora teve seu carro depredado. Nós professores e funcionários lamentamos esse fato que infelizmente ocorre cotidianamente, já fomos denunciar os casos na SEMED que até o momento não apresentou solução para essa questão. Infelizmente o problema da violência nos bairros de Macaé adentram os muros da escola. Cobramos medidas concretas por parte da prefeitura e da SEMED. Dr. Aluízio deve investir em educação e nos bairros. Na Capital Nacional do Petróleo a educação tem pressa!

Uma das diretoras do Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim em Macaé, interior do estado do Rio de Janeiro, foi agredida nesta terça-feira (19) quando tentou apartar a briga entre duas mães que invadiram a escola no final do turno da manhã. Segundo informações de professores, a mãe de uma aluna entrou na escola com o objetivo de bater em outra estudante, quando a mãe interviu. As duas iniciaram uma briga e a diretora, ao tentar separar, acabou sendo agredida.
Kelly Cristina Oliveira da Silva, a diretora do colégio, teve arranhões pelo corpo e rosto. Ela foi socorrida por outros profissionais da escola. No início da tarde, a educadora procurou a 123ª DP de Macaé para registrar boletim de ocorrência, relatando as agressões que sofreu.

Fragmento de rocha lançado contra o veículo da professora Sabrina.

A professora Sabrina Luz teve o carro depredado por alunos, no início da tarde. Segundo a educadora, essa não foi a primeira vez que o veículo sofre com o vandalismo na unidade de ensino. "Desde o início do ano estamos presenciando esse tipo de comportamento. Carros de professores arranhados, com vidros quebrados. Hoje (terça-feira), além do meu carro que teve vidros quebrados por pedras, o carro de outra professora teve o pneu furado. 


Além de convivermos com as péssimas condições de trabalho imposta pelo governo ainda somos obrigados a conviver com a violência e o medo e termos nossos bens depredados.

                                                                                                                     

A escola não tem câmeras de segurança e porteiro, algo que já reivindicamos, mas não fomos atendidos", contou a professora.
Sabrina também procurou a delegacia para registrar a ocorrência e disse que está assustada com a onda de violência dentro da escola. "A violência que se espalha sobre os bairros está ultrapassando os muros das escolas. Precisamos ser protegidos", alertou. Para chegar até a delegacia, a educadora precisou de carona da viatura da polícia, uma vez que o carro dela não podia circular por ter os vidros estilhaçados por pedras.

Portão de acesso ao pátio arrombado.
                     


Em nota enviada à reportagem da Inter TV, a Prefeitura de Macaé se limitou a dizer que "não houve agressão à diretora da unidade escolar. O que ocorreu foi um atrito entre dois estudantes que foi logo contornado pela equipe da unidade. O objetivo da secretaria de Educação é evitar esse tipo de violência". A diretora agredida não foi localizada pelo G1 para comentar sobre a agressão.





PORTAL TRANSPARÊNCIA PREFEITURA DE RIO DAS OSTRAS-RJ


SERÁ QUE ESTÁ FALTANDO MESMO DINHEIRO NOS COFRES, OU É HISTÓRIA DA CAROCHINHA?


Até 10/2013

Receita líquida corrente = R$ 576 milhões
Dívida Liquidada = R$ 355 milhões
Empenho = R$ 460 milhões
Previsão de arrecadação = R$ 708 milhões.
Folha de Pagamento = R$ 251 milhões
PPP saneameto = R$ 65 milhões anuais (única dívida significativa)







SERVIDORES MUNICIPAIS DE RIO DAS OSTRAS-RJ EM LUTA!