LOUVORES

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MACAÉ-RJ REALIZA ENCONTRO COM PROFISSIONAIS DA ÁREA


Evento realizado durante todo o dia de ontem (04/02/2014) marcou o início das atividades letivas


Dr. Aluízio Júnior (PV) e a secretária de Educação, Lúcia Thomaz participaram do evento
 Iniciar o ano letivo 2014 e reunir os profissionais que contribuem para o desenvolvimento da educação do município. Foi com essa finalidade que a prefeitura de Macaé por meio da Secretaria de Educação realizou durante todo o dia de ontem o primeiro Encontro Municipal dos Profissionais da Educação (Empe) 2014. As atividades aconteceram no Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro e contou com a participação de professores, orientadores pedagógicos, educacionais, supervisores e professores orientadores.

Para melhor atender aos participantes, a programação foi realizada em dois turnos, e durante todo o dia houve gincanas. A solenidade de abertura contou com a presença do refeito, Dr Aluizio Júnior (PV) e da secretária de Educação Lúcia Thomaz.
Em seguida foi realizada a palestra "O Brasil contemporâneo e os desafios para a educação" com o antropólogo, cientista político, escritor e professor convidado, Luiz Eduardo Soares - considerado um dos maiores especialistas em segurança pública do país. Ele também já foi secretário de Segurança Pública nacional e estadual. Na carreira de escritor, Soares foi coautor dos best-sellers, Elite da Tropa, que foi uma das inspirações para o filme "Tropa de Elite".
"Foi uma oportunidade onde primeiro busquei estabelecer o contato com os participantes e em seguida falar sobre a importância da discussão do tema proposto com foco na importância da educação - que é um tema complexo para se discutir, principalmente quando o país, de modo geral, enfrenta complicações, como por exemplo,  no que diz respeito às mudanças com relação a redução da desigualdade e a demanda por essa redução", disse Soares.
Já a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, abordou a importância do encontro que segundo ela se tornou uma prática de grande importância para toda a rede. "É um encontro que além de marcar o início das atividades letivas com uma reflexão sobre diferentes temas, sendo este ano sobre "O Brasil contemporâneo e os desafios para educação" visa promover uma maior interação entre os profissionais e o poder público", enfatizou.
Para o prefeito de Macaé uma oportunidade para reunir os profissionais e falar dos desafios em prol da educação. "Nossa meta é de que o ensino oferecido em Macaé seja um ensino de qualidade e se torne referência, por isso a educação é uma das nossas prioridades e nos encontros como este podemos destacar os pontos que têm dado certo e corrigir o que for necessário de forma a reorganizar o que tiver que ser reorganizado para garantir o ensino de excelência."
Os participantes também apoiam a iniciativa. "De fato é um encontro interessante onde nos reunimos, discutimos ideias e conhecemos as propostas do governo", disse a professora Jane Luci Fernandes, que atua na rede há 9 anos.
Já outra docente que preferiu não se identificar disse que aprova a iniciativa, mas gostaria que na prática fosse diferente. "Entra governo e sai governo e as propostas são parecidas, o grande problema é que na prática a realidade é outra. Precisamos que de fato, mudanças sejam feitas. Enquanto docentes temos muitas ideias, planos, metas, mas nem sempre podemos aplicar.

Algumas escolas, por exemplo, não contam com estrutura física de qualidade, as merendas servidas não são de qualidade, e principalmente o que falta para que a educação dê certo na cidade é apoio pedagógico, não se trata nem do apoio político, mas pedagógico", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário