Fonte: Sepe/Macaé
Blog criado com o intuito de buscar e compartilhar informações que auxiliem na busca de uma educação de excelência e o crescimento pessoal e social do cidadão.
LOUVORES
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
terça-feira, 18 de fevereiro de 2014
ASSEMBLEIA GERAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE MACAÉ-RJ 12 DE FEVEREIRO DE 2014; 18H; C. M. MARIA ISABEL
1) Informes:
Foi
proposta uma moção de solidariedade ao Mandato do Deputado Estadual Marcelo
Freixo; e que a Guarda Municipal de Macaé tem estado cada vez mais equipada,
sinalizando a possibilidade de repressão também na cidade; chamado aos atos do
dia 8 de março - Dia Internacional de Luta da Mulher; ocorrerá a reunião nacional da CSP-CONLUTAS; foi
feita a denúncia de que a documentação com o demonstrativo de gastos
apresentado no Conselho de Administração Escolar foi confiscada pela SEMED para
que não fosse disponibilizada ao conselheiro Rogge; ocorrerá o XIV Congresso
Ordinário do SEPE entre 26 e 29 de março e já podem ser feitas as Assembleias
para eleição de delegados; dia 15/02 Assembleia Unificada das redes estadual do
RJ e municipal do Rio no ISERJ; novas filiações foram feitas ao SEPE Macaé, mas
o número de filiados ainda é pequeno diante da quantidade de profissionais da
Educação na rede.
2) Lutas 2014:
Que o SEPE Macaé apoie com materiais e militantes as
atividades do dia 8 de março;
Moção de repúdio ao confisco do demonstrativo de gastos da Alimentação (solicitar ao Rogge o texto);
Moção de apoio ao Mandato do Deputado Estadual Marcelo Freixo (ver abaixo);
Novos representantes da categoria no Conselho de Administração Escolar: Rogge Perfetti e Danielle Freire (titulares) e Cláudio Barbosa e Mauricio Oliveira (suplentes);
Moção de repúdio ao confisco do demonstrativo de gastos da Alimentação (solicitar ao Rogge o texto);
Moção de apoio ao Mandato do Deputado Estadual Marcelo Freixo (ver abaixo);
Novos representantes da categoria no Conselho de Administração Escolar: Rogge Perfetti e Danielle Freire (titulares) e Cláudio Barbosa e Mauricio Oliveira (suplentes);
Que as reivindicações do Enquadramento a partir de agosto
conforme aprovado no PCCV; PCCV Unificado Já; dois benefícios para duas
matrículas; implementação efetiva da Lei Federal 11.738/08 de acordo com a
proposta já apresentada pelo SEPE - sejam as quatro prioridades na audiência e
em nossas lutas em 2014;
Que os profissionais do CEMEAES permaneçam sob a pasta da
Educação, garantindo todos os seus direitos;
Que também mencionemos na pauta o concurso público 2014; vale
transporte intermunicipal; redução da carga horária dos ASGs; concretização dos
36% para ASEs; equiparação salarial do professorado A com nível superior;
contra os 60% da LEP do professorado A em cursos na SEMED; e que pensemos para
a próxima Assembleia qual índice de reajuste reivindicaremos;
Que a secretária Lucia Thomaz saia do cargo e seja realizada uma votação entre a categoria para escolha do(a) novo(a) secretário(a) de Educação;
Que a secretária Lucia Thomaz saia do cargo e seja realizada uma votação entre a categoria para escolha do(a) novo(a) secretário(a) de Educação;
Que o SEPE Macaé garanta 200 cartazes e 2000 panfletos para
divulgação do ato de 26 de fevereiro;
Que realizemos um abaixo-assinado com a pauta de reivindicações para entregar ao Prefeito e demonstrar que a categoria apoia a luta;
Que realizemos um abaixo-assinado com a pauta de reivindicações para entregar ao Prefeito e demonstrar que a categoria apoia a luta;
LANÇAMENTO DA CAMPANHA SALARIAL 2014 NA QUARTA-FEIRA, 26 DE
FEVEREIRO, ÀS 16H, EM FRENTE À PREFEITURA - será levado um bolo simbolizando a
ausência do Prefeito na Assembleia; reivindicaremos uma Audiência no mesmo dia
com o Prefeito para responder à pauta de reivindicações.
Após o ato e a audiência, Assembleia da categoria para discutir e deliberar sobre o INDICATIVO DE GREVE.
Moção de Apoio:
Após o ato e a audiência, Assembleia da categoria para discutir e deliberar sobre o INDICATIVO DE GREVE.
Moção de Apoio:
Nós, profissionais da Educação da rede municipal de Macaé
(RJ), expressamos nosso apoio à iniciativa do Deputado Estadual Marcelo Freixo
(PSOL) em prestar apoio jurídico aos manifestantes na cidade do Rio de Janeiro.
Repudiamos as tentativas de ligações inexistentes entre a violência cometida
por alguns supostos membros da manifestação e o mandato do deputado estadual.
Fonte: Sepe Macaé
DR. ALUÍZIO ‘DÁ BOLO’ E FOGE DO COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

Macaé, da redação
Nesta quarta-feira (12), às 18, os
educadores municipais de Macaé se reuniram em assembleia no auditório
da escola Maria Izabel Damasceno para discutir as pautas da categoria.
Após a reunião, os profissionais esperavam receber o prefeito Dr.
Aluízio (PV), compromisso firmado durante o Encontro da Educação,
realizado no primeiro dia letivo do ano. Mas, sem justificativa, o
chefe do Executivo da cidade não se fez presente e demonstrou mais uma
vez o descaso da Prefeitura com os trabalhadores e com a Educação.
“Não é a primeira vez que isso acontece. Agora a prioridade da
gestão é o Porto da Queiroz Galvão, que infringe várias normais
ambientais e está a serviço de uma minoria. Dr. Aluízio parece estar
mais preocupados com os empresários da cidade do que com a Educação”,
disse Sabrina Luz, Coordenadora Geral do Sepe Macaé e militante do PSTU.
O clima de insatisfação dos educadores com Dr. Aluízio não é à toa.
Eleito com discurso de mudança, o prefeito prometia transformar a
realidade do setor, construir escolas suficientes, atender às
reivindicações dos profissionais e estudantes. Mas, em um ano de
governo, o que se viu não foi exatamente isso. O projeto do setor, como
a construção de cinco escolas por ano, é insuficiente e não atende à
realidade da cidade. Logo no início da gestão, sem consultar os
educadores, o prefeito elegeu Lúcia Thomaz como secretária de Educação.
A escolhida é dona de uma das maiores escolas particulares da cidade,
uma demonstração do que viria pela frente.
Em 2013 a categoria foi obrigada a fazer diversos atos e
paralisações para reivindicar os direitos negados pelo prefeito. O
ditado exclamado por um professor durante a última assembleia explica
bem a realidade: “Riverton (ex-prefeito do PMDB) dizia ‘não’ para a
Educação, Já Aluízio diz ‘sim’, mas o ‘sim’ dele, na verdade quer dizer
‘não’”. E foi assim durante muitos momentos de 2013. O prefeito por
diversas vezes prometeu cumprir pontos da pauta apresentada pelo
sindicato, mas alguns deles, em seguida, descumpria. Todas as
conquistas de 2013 só vieram com muita luta, com manifestações de peso
nas ruas.
Só assim os auxiliares escolares conseguiram aumento de 36% e os
porteiros e auxiliares de serviços gerais diminuíram a carga horária de
40 para 30 horas. Só assim veio a conquista da regência de 20% para 30%
e os professores A, que trabalhavam de segunda a sexta-feira
conquistaram um dia para planejamento – direito atualmente ameaçado,
pois foi retirado até o próximo dia 17 em algumas escolas e em outras
suspenso.
No entanto, reivindicações como o cumprimento da Lei Federal n°
11.738 que estabelece o tempo mínimo reservado para planejamento de
aula de 1/3 da carga horária estão entre as promessas não cumpridas por
Dr. Aluízio. Os educadores também reclamam das condições de trabalho
nas escolas. Em várias delas faltam professores, carteiras, mesas. Em
algumas os alunos têm a grade de aula diária interrompida por falta de
água, problema recorrente ao qual não é apresentada solução.
Para piorar, Dr. Aluízio deu um belo presente de fim de ano para a
categoria. Não pagou o enquadramento, as férias e gratificação de 20%
para profissionais que trabalham em local de difícil acesso. O
enquadramento deveria ter sido quitado em dezembro de 2013, mas só foi
pago nesta quarta-feira (12), dia da assembleia. Assim como as férias
deveriam ter sido pagas no mesmo período em que os educadores entraram
em recesso e até agora alguns profissionais continuam sem receber.
Com todo o descaso, além dos profissionais, a população pobre é a
mais prejudicada. Muitas mães não conseguiram matricular seus filhos
nas escolas e principalmente nas creches, só garantidas para crianças a
partir dos quatro anos. Uma minoria atende à faixa etária menor,
deixando muitas mães sem poder trabalhar por não terem onde deixar seus
filhos.
Ano promete ser de muita luta!
Já que o prefeito insiste em fugir, os educadores resolveram ir até
ele. Para o próximo dia 26 foi marcado um ato para dar início à
campanha reivindicatória deste ano. Os profissionais levarão um bolo de
presente a Dr. Aluízio, em simbologia ao descumprimento dos
compromissos firmados com o setor, que promete também realizar uma
paralisação para os próximos dias.
terça-feira, 11 de fevereiro de 2014
REMANEJAMENTO NA REDE MUNICIPAL COMEÇA DIA 24
O prazo para remanejamento de escolas da rede municipal de ensino (troca de unidade escolar) será entre os dias 24 a 28 deste mês, nas próprias unidades de ensino em que os estudantes estão matriculados. A divulgação dos alunos que poderão ser remanejados será no dia 21 de março, também nas próprias escolas.
Os setores de Pré-matrícula e Ouvidoria estão orientando aos pais que estão tendo dúvidas quanto ao cadastro e preenchimento das vagas. Muitos que deixaram para fazer a pré-matrícula recentemente continuam procurando a sede da secretaria de Educação.
De acordo com registros, há muitos casos de comparecimento ao setor de Pré-matrícula para a solicitação de correção de dados do cadastro para a pré-matrícula fora do prazo estipulado. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2662-2373.
O município atende a determinação legal, cuja previsão é que todas as crianças com quatro anos de idade devem estar matriculadas nas escolas. Este ano letivo começou com atendimento na faixa de idade obrigatória, acima de quatro anos, integral, ou seja, abrangendo a 100% desta demanda no município.
A rede municipal também está atendendo alunos na faixa de dois e três anos em 75% das unidades municipais. Aqueles que ainda não foram contemplados devem aguardar a ampliação de vagas em outros espaços escolares.
A novidade é que novas escolas de Educação Infantil serão inauguradas na Vila Badejo, com abertura de 180 vagas, e no bairro São Marcos, também com 180 vagas. Outra escola que está prevista para ser inaugurada é a do Balneário Lagomar, que vai atender a 600 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A previsão é contemplar um total de 960 alunos. A comunidade das Malvinas também vai ganhar uma nova escola de Educação Municipal de Infantil.
Lei - De acordo com a secretaria de Educação, este ano o processo de matrícula foi efetivado conforme o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), em que a previsão de vagas disponibilizadas por cada unidade escolar leva em conta, preferencialmente, a proximidade com a residência.
Mediante ao preenchimento da pré-matrícula, a secretaria de Educação explica que caso a família tenha escolhido uma unidade não indicada pelo órgão, a matrícula somente foi ou será efetivada após o atendimento a alunos residentes próximos. A secretaria de Educação funciona na rua Alfredo Backer, 363, Centro.
Fonte: http://www.macae.rj.gov.br/noticias
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
BBB (POR LUIS FERNANDO VERÍSSIMO)
Que me
perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e
organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do
poço. A nova edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as
palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta
inteligência.
Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu,
teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo,
principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização
do sexo.
Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos.
Gays, lésbicas, heteros… todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são
chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da
vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais
ou heterossexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE.
Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele
prometeu um “zoológico humano divertido”. Não sei se será divertido, mas parece
bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.
Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista,
documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda
do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em
um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a
perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu
gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura,
de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.Outro dia, durante o intervalo de uma programação
da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um
milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente,
chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de
heróis? Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros,
profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os
professores) , carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis
que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação,
competência e amor e quase sempre são mal remunerados.
Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de
comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso
todo dia.
Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças
complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e
digna. Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, Ongs,
voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes
e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).
Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo,
pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como
mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.
O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem
educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos
telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como,
por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de
conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se
prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para
que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E aí
vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a “entender o
comportamento humano”. Ah, tenha dó!!!
Veja o que está por de trá$$$$$$$$$ $$$$$$$ do BBB: José
Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de
pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a
Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou
repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.
Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se
fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e
saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou
comprar mais de 5.000 computadores).
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de
vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de
telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de
Mário Quintana, Gonçalves Dias ou de Neruda ou qualquer outra coisa…, ir ao
cinema…., estudar…, ouvir boa música…, cuidar das flores e jardins… , telefonar
para um amigo… , visitar os avós… , pescar…, brincar com as crianças…, namorar…
ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de
dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída
nossa sociedade!
Fonte: https://www.facebook.com/lanescola?viewer_id=100003119973986
http://pensador.uol.com.br/frase/NjIzMzcw/
http://pensador.uol.com.br/frase/NjIzMzcw/
REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MACAÉ-RJ REALIZA ENCONTRO COM PROFISSIONAIS DA ÁREA
Evento realizado durante todo o dia de ontem (04/02/2014) marcou o início das atividades letivas
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Dr. Aluízio Júnior (PV) e a secretária de Educação, Lúcia Thomaz participaram do evento |
Iniciar
o ano letivo 2014 e reunir os profissionais que contribuem para o
desenvolvimento da educação do município. Foi com essa finalidade
que a prefeitura de Macaé por meio da Secretaria de Educação
realizou durante todo o dia de ontem o primeiro Encontro Municipal
dos Profissionais da Educação (Empe) 2014. As atividades
aconteceram no Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro e contou com a
participação de professores, orientadores pedagógicos,
educacionais, supervisores e professores orientadores.
Para
melhor atender aos participantes, a programação foi realizada em
dois turnos, e durante todo o dia houve gincanas. A solenidade de
abertura contou com a presença do refeito, Dr Aluizio Júnior (PV) e
da secretária de Educação Lúcia Thomaz.
Em
seguida foi realizada a palestra "O Brasil contemporâneo e os
desafios para a educação" com o antropólogo, cientista
político, escritor e professor convidado, Luiz Eduardo Soares -
considerado um dos maiores especialistas em segurança pública do
país. Ele também já foi secretário de Segurança Pública
nacional e estadual. Na carreira de escritor, Soares foi coautor dos
best-sellers, Elite da Tropa, que foi uma das inspirações para o
filme "Tropa de Elite".
"Foi
uma oportunidade onde primeiro busquei estabelecer o contato com os
participantes e em seguida falar sobre a importância da discussão
do tema proposto com foco na importância da educação - que é um
tema complexo para se discutir, principalmente quando o país, de
modo geral, enfrenta complicações, como por exemplo, no que
diz respeito às mudanças com relação a redução da desigualdade
e a demanda por essa redução", disse Soares.
Já
a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, abordou a importância do
encontro que segundo ela se tornou uma prática de grande importância
para toda a rede. "É um encontro que além de marcar o início
das atividades letivas com uma reflexão sobre diferentes temas,
sendo este ano sobre "O Brasil contemporâneo e os desafios para
educação" visa promover uma maior interação entre os
profissionais e o poder público", enfatizou.
Para
o prefeito de Macaé uma oportunidade para reunir os profissionais e
falar dos desafios em prol da educação. "Nossa meta é de que
o ensino oferecido em Macaé seja um ensino de qualidade e se torne
referência, por isso a educação é uma das nossas prioridades e
nos encontros como este podemos destacar os pontos que têm dado
certo e corrigir o que for necessário de forma a reorganizar o que
tiver que ser reorganizado para garantir o ensino de excelência."
Os
participantes também apoiam a iniciativa. "De fato é um
encontro interessante onde nos reunimos, discutimos ideias e
conhecemos as propostas do governo", disse a professora Jane
Luci Fernandes, que atua na rede há 9 anos.
Já
outra docente que preferiu não se identificar disse que aprova a
iniciativa, mas gostaria que na prática fosse diferente. "Entra
governo e sai governo e as propostas são parecidas, o grande
problema é que na prática a realidade é outra. Precisamos que de
fato, mudanças sejam feitas. Enquanto docentes temos muitas ideias,
planos, metas, mas nem sempre podemos aplicar.
Algumas escolas, por exemplo, não contam com estrutura física de qualidade, as merendas servidas não são de qualidade, e principalmente o que falta para que a educação dê certo na cidade é apoio pedagógico, não se trata nem do apoio político, mas pedagógico", disse.
quinta-feira, 30 de janeiro de 2014
CALENDÁRIO LETIVO MACAÉ 2014
“O Brasil Contemporâneo e os desafios para a Educação" é o tema do
Encontro Municipal dos Profissionais de Educação.
Dia 4 de fevereiro, no CIEP Municipalizado Oscar Cordeiro.
14h - Profissionais que trabalham no turno da tarde
17h30 - Profissionais que trabalham no turno da manhã e/ou noite
Fonte: SEMED MACAÉ
BRASIL ESTÁ ENTRE 10 PAÍSES COM MAIS ANALFABETOS NO MUNDO
Relatório divulgado pela Unesco nesta quarta-feira põe o Brasil como o
8º país com o maior número de adultos analfabetos
Crianças em escola em São Paulo: número de analfabetos no
Brasil deve cair para 12,9 mil em 2015, segundo a Unesco
São Paulo - Os mais de 13
milhões de analfabetos brasileiros colocam o país na oitava
posição entre as nações com o maior número de analfabetos adultos do mundo. O
dado é do 11° Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos,
divulgado pela Unesco nesta quarta-feira (veja na íntegra ao final).
O Brasil,
junto com outros 9 países, é responsável por quase três quartos do número de
adultos analfabetos do globo.
Os demais são Índia,
China, Paquistão, Bangladesh, Nigéria, Etiópia, Egito, Indonésia e Congo. Hoje,
existem 774 milhões de analfabetos no mundo, apenas 1% a menos que em 2000.
Para 2015, quando 164
países deveriam atingir as metas de melhoria de educação propostas pela Unesco
em 2000, a projeção é de que o número caia para 743 milhões.
No Brasil, a expectativa é
de que no próximo ano, o número de analfabetos diminua dos atuais 13,2 milhões
- registrados pelo PNAD 2012
- para 12,9 milhões, o que seria um avanço, depois da estagnação detectada pelo IBGE no ano passado.
O compromisso da
Unesco totaliza seis metas que integram o Acordo de Dacar, assinado em
2000.
Por ele, até 2015, os
países devem expandir cuidados na primeira infância e educação, universalizar o
ensino primário, promover as competências de aprendizagem e de vida para jovens
e adultos, reduzir o analfabetismo em 50%, alcançar a paridade e igualdade de
gênero e melhorar a qualidade da educação.
De acordo com a Unesco, a meta de redução do analfabetismo é a que ficou mais distante: estima-se
que apenas 29% dos países atinjam a universalização da alfabetização de
adultos.
O Brasil é um dos países que não deve atingir a meta. De acordo com
dados do PNAD de 2012, a taxa de analfabetismo brasileira é de 8,7%, muito
distante da meta estabelecida pela Unesco, que previa que o país chegasse aos
6,7% de analfabetos até 2015.
Elogios
Apesar do alto número de
analfabetos, o documento faz alguns elogios ao sistema educacional brasileiro.
Uma das experiências elogiadas é a de recompensar as escolas com bônus
coletivos como forma de incentivar os professores e conseguir melhores
resultados de aprendizagem.
Outro ponto destacado, é o
gasto do país comparado às demais nações emergentes.
"No Brasil, receitas fiscais mais elevadas ajudam a explicar
como o país investe dez vezes mais do que a Índia, por criança,
na educação primária", diz o texto.
Veja
abaixo o relatório na íntegra:
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