LOUVORES

segunda-feira, 16 de junho de 2014

CÂMARA APROVA REQUERIMENTO PARA CRIAÇÃO DO CÓDIGO DE GREVE MUNICIPAL EM MACAÉ - RJ

 
Foto: Tiago Ferreira
 Um requerimento do vereador Marcel Silvano (PT) para a criação de um código de greve, nos moldes do já existente no Estado do Rio de Janeiro, foi aprovado na sessão desta quarta-feira (11), na Câmara Municipal de Macaé. A proposta surgiu a partir da reivindicação do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação – Sepe, que protesta contra o decreto 093/2014, de autoria do poder executivo, que trata das faltas dos servidores, e está sendo encarado como retaliação à paralisação dos mesmos.

O objetivo do código de greve é impedir que haja repressão por parte do executivo para que os servidores possam exigir respostas, por meio das manifestações, para todas as demandas apresentadas. Para Marcel, é preciso regulamentar, definir claramente para o conjunto de servidores o que o município entende que é ou não permitido. “No nosso entendimento, os servidores têm o direito à manifestação e luta por qualidade na educação."

De acordo com o vereador Maxwell Vaz (SD), o Legislativo não propôs o projeto porque ele é de competência do executivo. “Já existe legislação federal e estadual para isso. Espero que o executivo atenda a reivindicação da categoria, ouvindo-os por meio de reuniões e audiências públicas”, ressaltou.

Para o vereador Igor Sardinha (PT) é importante que tal proposta seja construída de forma coletiva. “Não queremos um código para cercear ainda mais os direitos dos servidores.” Ele informou ainda que o decreto 93/2014 foi feito de forma arbitrária. Ainda assim, para o vereador Amaro Luiz (PSB),“o código de greve vai reforçar a luta dos trabalhadores.”

Fonte: http://www.cmmacae.rj.gov.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário