LOUVORES

segunda-feira, 20 de maio de 2013

A educação tem pressa



 
  

"A educação tem pressa". Esse é o lema dos profissionais da educação da Rede Municipal de Macaé que estão em campanha salarial desde março de 2013, com assembleia marcada para 15 de maio e indicativo de paralisação para 22 de maio. O site do PSTU Macaé entrevistou a diretora do Sindicato dos Profissionais da Educação de Macaé (Sepe), professora e militante do PSTU, Sabrina Luz, que contou como está esse processo de organização da luta da categoria.
PSTU/Macaé: Quando começou a campanha salarial 2013?


Sabrina Luz: Em fevereiro e março tivemos duas audiências com a nova secretária de Educação, Lucia Thomaz. Nessas reuniões não tivemos resposta às nossas reivindicações. A secretária afirmava que estava chegando, que tinha muitos problemas e que no momento não podia atender os profissionais da educação. Fruto dessas reuniões com a secretária, conseguimos marcar duas reuniões, uma com os professores A e outra com os professores C, onde a secretária iria ouvir a categoria. Infelizmente ela não compareceu em nenhuma das reuniões, mostrando a falta de compromisso com os educadores.

Educadores de Macaé em luta


Educadores de Macaé, em luta, convocam paralisação para o dia 23 de maio



Desde fevereiro os profissionais da educação de Macaé estão em luta por melhores condições de trabalho, melhorias nas escolas, construção de creches e garantia de direitos como o um terço da carga horária destinada a planejamento das aulas, que apesar de ser garantido em lei, não é cumprido pelo município desde o ano de 2009.  Nesta quinta-feira (23) haverá uma paralisação em toda a rede, com passeata que sairá às 10h da Praça Veríssimo de Melo e irá até a sede da Prefeitura. O PSTU apóia a mobilização.

Veja a carta à população divulgada pelo sindicato (Sepe-Macaé):


Paralização da educação em Rio das Ostras





A partir de terça-feira, dia 21, os profissionais da educação da rede municipal de Rio das Ostras promoverão uma paralisação de 72 horas. O motivo, de acordo com os manifestantes, é o não atendimento a solicitações de audiências para negociar a pauta de reivindicações.
O movimento grevista, organizado e coordenado pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), programou uma série de ações para o período.

Professores se mobilizam em todo o estado por melhorias na educação



Com assembleias e paralisações programadas para as próximas semanas, professores de São Gonçalo, Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Mesquita intensificam suas mobilizações em busca de reajuste salarial e melhores condições de trabalho nas escolas municipais.
Em campanha salarial, docentes da rede municipal de Macaé alegam que fizeram quatro reuniões com a Secretaria de Educação e nenhum dos itens da pauta obteve resposta positiva até o momento. Segundo a categoria, mais de 11 mil crianças não possuem acesso à creche pública, gratuita e de qualidade. Eles estimam que o município, considerado a capital nacional do petróleo, já arrecadou cerca de R$678 milhões em 2013 e nenhuma mudança chegou ao setor da educação.

EDUCAÇÂO NO BRASIL A BEIRA DO COLÁPSO

A paralisação da rede pública vai até quinta-feira. 

Segundo a CNTE, alguns Estados e municípios podem aprovar a prorrogação da greve

Os professores da rede estadual de São Paulo se anteciparam à mobilização nacional e decidiram entrar em greve na última sexta Foto: Ricardo Matsukawa / Terra 
 
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra  

 
Os professores da rede estadual de São Paulo se anteciparam à mobilização  nacional e decidiram entrar em greve na última sexta 

Professores da rede pública de todo o País iniciaram nesta terça-feira uma greve nacional de três dias para cobrar o cumprimento da Lei do Piso, sancionada há quase cinco anos e que ainda não é cumprida por boa parte dos Estados e municípios. Levantamento feito pelo Terra com base em dados fornecidos pelas secretarias da educação e pelos sindicatos aponta que 10 Estados pagam abaixo de 1.567,00 para um docente com jornada de 40 horas semanais.

domingo, 19 de maio de 2013

AUMENTO SALARIAL EM MACAÉ


Fomos brindados este ano, pelo Prefeito Municipal com aumento salarial de 9,5%, aumento real pela primeira vez depois de 10 anos!

Com isso, no mês de abril, fomos (sou servidor) agraciados com este aumento em nossos salários!  Lembrando que o aumento é sobre o salário base e para saber como ficará seu salário segue uma continha fácil de fazer para descobrir para quanto seu IMENSO salário vai:

Pegue o valor de seu base = R$ 13.500,00 e MULTIPLIQUE por 1,095 (um virgula zero nove cinco) e chegará ao novo valor, que será de R$ 14.782,5, aumento de R$ 1282,50.

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sexta-feira, 17 de maio de 2013

RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO EM DEBATE NO RIO

 

Investimentos e programas do MEC são tema de debate no Rio 

 

Rio de Janeiro – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou nesta quarta-feira, 15, a importância dos investimentos públicos em educação feitos por meio de programas como Universidade para Todos (ProUni), Ciência sem Fronteiras, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que estão melhorando a qualidade da educação no país e devem integrar os investimentos em educação e de inclusão social do governo.

        Os programas integram o investimento total em educação, que hoje soma 6,1% do Produto Interno Bruto (PIB). O investimento total é

Educação superior

Título de doutor passa a ser exigido para novos professores


A titulação de doutor passa a ser requisito, a partir de agora, para ingresso na carreira do magistério superior. É o que determina medida provisória editada pelo governo federal, alterando a Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal. Os concursos públicos terão como requisito de ingresso o título de doutor na área pretendida.

O texto da MP determina que as universidades federais poderão dispensar a exigência do título de doutor, quando se tratar de áreas de conhecimento ou localidade com grave carência de detentores de titulação acadêmica de doutor. Neste caso, poderão ser aceitos mestres, profissionais com especialização ou diploma de graduação. A decisão será fundamentada pelos conselhos superiores das universidades.

As alterações nos requisitos de acesso a cargos públicos realizadas pela MP não produzem efeito para os concursos cujo edital tenha sido publicado até 15 de maio deste ano.

O texto da MP foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira, 15.
Assessoria de Comunicação Social


Leia a íntegra da MP

Palavras-chave: educação superior, professores, magistério


quarta-feira, 15 de maio de 2013

Direitos Humanos

O que são Direitos Humanos?

Mudam com os tempos mas permanecem dinâmicos  Ex. abolição da escravidão, direitos das mulheres

São naturais
Essenciais à pessoa humana, mesmo na ausência de legislação especifica

São indivisíveis e interdependente
Não se pode defender apenas alguns direitos em detrimento de outros

São Universais
Independem de fronteiras e leis nacionais

Conceito e Características

O conjunto dos Direitos Humanos Fundamentais visam

EDUCAÇAO PARA TODOS

DECLARAÇÃO MUNDIAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA TODOS
PLANO DE AÇÃO PARA SATISFAZER AS
NECESSIDADES BÁSICAS DE APRENDIZAGEM

Aprovada pela Conferência Mundial sobre Educação para Todos a Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem

Jomtien, Tailândia - 5 a 9 de março de 1990.

Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem

PREÂMBULO

Há mais de quarenta anos, as nações do mundo afirmaram na Declaração Universal dos Direitos Humanos que "toda pessoa tem direito à educação". No entanto, apesar dos esforços realizados por países do mundo inteiro para assegurar o direito à educação para todos, persistem as seguintes realidades:
  • mais de 100 milhões de crianças, das quais pelo menos 60 milhões são meninas, não têm acesso ao ensino primário;
  • mais de 960 milhões de adultos - dois terços dos quais mulheres são analfabetos, e o analfabetismo funcional é um problema significativo em todos os países industrializados ou em desenvolvimento; - mais de um terço dos adultos do mundo não têm acesso ao conhecimento impresso, às novas habilidades e tecnologias, que poderiam melhorar a qualidade de vida e ajudá-los a perceber e a adaptar-se às mudanças sociais e culturais; e
  • mais de 100 milhões de crianças e incontáveis adultos não conseguem concluir o ciclo básico, e outros milhões, apesar de concluí-lo, não conseguem adquirir conhecimentos e habilidades essenciais.