LOUVORES

sexta-feira, 5 de julho de 2013

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, DIREITO DO CIDADÃO, DEVER DO GOVERNO!!!






Nesta quinta-feira, 4 de julho de 2013, o auditório do C. M. Maria Isabel Damasceno Simão contou com a presença de mais de uma centena de profissionais da Educação da rede municipal de Macaé. Após as paralisações de 23 de maio e 19 de junho, a categoria demonstrou que está cada vez mais forte, participativa e disposta a discutir os rumos da política educacional, defendendo melhores condições salariais e de trabalho.

No ponto de informes gerais, foi apresentado um histórico sobre as recentes mobilizações do "Vem pra Rua, Macaé", cujas manifestações têm contado com milhares de trabalhador@s e estudantes, defendendo melhorias no transporte público, fim do monopólio da SIT e mais investimentos para a Saúde e a Educação Públicas, dentre outras questões. Também foi informado o Congresso do SEPE, que ocorrerá este ano e para participar como delegad@ é preciso ser filiad@. A campanha NÃO FIQUE ISOLD@! SEJA FILIAD@! garantiu nas últimas semanas cerca de 120 novas filiações ao SEPE Macaé, uma maneira importantíssima de fortalecer nosso sindicato. O imbróglio da obra na sede permanece e a direção tenta viabilizar uma sede provisória no Centro. Os cartazes sobre a Greve Geral do dia 11 e sobre a campanha contra Assédio Moral já estão em diversas escolas e foram distribuídos aos presentes na Assembleia.

Sobre o abono e a reposição: os dias 23 de maio e 19 de junho foram abonados pela Prefeitura. Como tentativa de frear a adesão e "castigar" as Unidades Escolares cujos índices de paralisação foram maiores que 50%, a SEMED tenta impor que estes dias sejam repostos, por meio de Sábado Letivo ou utilizando algum dia de nosso recesso, até o final do ano. Reconhecendo que possuímos inúmeros problemas em diversas Unidades Escolares e que não acompanhamos a SEMED se movimentar para solucionar, prejudicando aulas de diversos estudantes, a caracterização de punição pautou as falas na Assembleia. Na votação, POR ACLAMAÇÃO, decidimos que a categoria REPORÁ OS DIAS PARALISADOS POR MEIO DE CONTEÚDOS E ATIVIDADES COMPLEMENTARES.

A avaliação das propostas apresentadas pelo Governo aponta para a importância de permanecermos firmes em nosso ESTADO DE GREVE e que mais mobilizações serão necessárias para avançarmos nas conquistas da pauta de reivindicações. A categoria aprovou a recusa às propostas rebaixadas apresentadas pelo Governo nas últimas semanas (a implementação do 1/3, votada em reunião sem paridade, que tenta dividir a categoria; a minuta objetiva para o PCCV dos Auxiliares de Serviços Escolares; a proposta de 10% de aumento real para Auxiliares de Serviços Gerais). Foi aprovada participação na reunião da Comissão de Negociação no dia 8 de julho às 10h na SEMED, convocando aquel@s que puderem para realizar uma vigília e aumentar a pressão. Foram aprovadas a defesa do PCCV UNIFICADO JÁ, congregando tod@s @s profissionais da Educação; a defesa do recesso de 15 dias para tod@s @s profissionais da Educação e a cobrança do ofício para as escolas que já garante o recesso para os Auxiliares de Serviços Escolares que acompanham turmas; regulamentação da hora-aula de 50min ou 45min no PCCV; Adesivo "Governantes, vamos acordar! Educador@s valem mais que o Neymar!"; e que NÃO QUEREMOS OFICINEIR@S! QUEREMOS PROFISSIONAIS CONCURSAD@S DA EDUCAÇÃO nas escolas. O Professor Mauro encaminhará para o SEPE documentação jurídica para divulgarmos e estudarmos.

Diante da avaliação de que as propostas do governo, para uma cidade imensamente rica como Macaé, são vergonhosas para uma categoria que merece muito mais e para uma Educação que necessita de melhorias urgentes, foi aprovada POR UNANIMIDADE a ADESÃO À GREVE GERAL da próxima quinta-feira, 11 de julho! A Educação vai novamente parar na capital nacional do petróleo!

Nossa concentração será às 9h na Praça Veríssimo de Melo e faremos uma passeata até a sede da Prefeitura, onde nos encontraremos com demais categorias em greve. Lá, pararemos a cidade por pelo menos uma hora, realizando o SOPÃO DA EDUCAÇÃO e à tarde teremos Assembleia Geral Unificada (rede estadual e rede municipal de Macaé) na Praça Washington Luis.

VAMOS À LUTA!

NA CAPITAL NACIONAL DO PETRÓLEO, A EDUCAÇÃO TEM PRESSA!

Fonte: SEPE Macaé



Nenhum comentário:

Postar um comentário