LOUVORES

sábado, 3 de agosto de 2013

II CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA


Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.

Os interessados podem fazer a pré-inscrição até a abertura, no local do evento.

Macaé vai receber neste sábado (3) e domingo (4) representantes dos municípios de Carapebus, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu, Quissamã e Rio das Ostras. O município é polo 6 da II Conferência Intermunicipal de Educação, que acontece no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro, a partir das 8h. 

Os interessados podem fazer a pré-inscrição até a abertura, no local do evento. Para debater questões pertinentes à educação, a abertura da conferência contará com a palestra “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação”, ministrada pelo diretor de Programas da Secretaria Executiva Adjunta do Ministério da Educação (Mec), Arlindo Queiroz.

Para traçar as atividades que serão desenvolvidas na programação, integrantes responsáveis por cada eixo temático participaram de um encontro específico com o objetivo de padronizar e contribuir na condução das plenárias por eixos temáticos.

Cada plenária de eixos será composta por um mediador, um digitador, um coordenador e um relator, eleitos pelos participantes do grupo. Todos eles fizeram parte de uma reunião para saber das suas atribuições.

Durante a etapa intermunicipal, também serão propostas as reformulações necessárias no documento-referência que será debatido na Conferência Estadual de Educação, de 27 a 29 de setembro, no Rio de Janeiro, e também na Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília.

Pré-inscrições - A II etapa intermunicipal de educação não é apenas voltada para educadores. Podem participar representantes da sociedade civil organizada como estudantes, representantes de setores como movimentos de afirmação de diversidade, articulações sociais em defesa da Educação, movimentos sindicais, instituições religiosas, e ainda representantes do empresariado, confederações patronais e integrantes do sistema “S” como Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem em Transportes (Senat). 

Também devem se inscrever profissionais que atuam nos setores de Educação Básica, Educação Profissional e Educação Superior. Durante a pré-inscrição, os interessados devem escolher um dos sete eixos temáticos do documento-referência que serão debatidos.

São eixos dos encontros: “O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação”; “Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos”; “Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente”; “Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem” e “Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social”.

A II Conferência Intermunicipal de Educação-Macaé possui caráter deliberativo e apresentará um conjunto de propostas, que subsidiará a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação, no contexto do PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperativa Federativa e Regime de Colaboração.

O evento, que vai integrar todos os níveis e modalidades da educação fluminense, tem vistas à participação nas discussões sobre construção de um sistema educacional articulado de planejamento e gestão, avaliação, financiamento e formação inicial dos profissionais em educação, além da permanência dos estudantes, de garantia das condições de oferta de educação com qualidade social. Outro objetivo é instalar o processo de institucionalização da Conferência Estadual, como instâncias de organização e articulação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário