LOUVORES

terça-feira, 13 de agosto de 2013

NOTA DA DIREÇÃO DO SEPE SOBRE A AUDIÊNCIA NO PALÁCIO GUANABARA






O vice-governador Luiz Fernando Pezão e o subsecretario de Educação, Antonio Neto, receberam os coordenadores gerais do Sepe/RJ e mais um representante da base da categoria. A audiência abordou todos os pontos da pauta apresentada pela direção:

1) Abono do ponto da greve de advertência e a devolução do desconto: O Governo fará a restituição do desconto da greve de advertência (realizada nos dias 16, 17 e 18 de abril) e republicará o abono, para efeito funcional, das paralisações anteriores. A orientação da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) de colocar o código 30 (falta normal e não falta por greve) na greve foi firmemente repudiada e questionada pelo Sepe. O vice-governador afirmou que discutirá a situação com a SEEDUC.

2) Uma matrícula, uma escola - nenhuma disciplina com menos de dois tempos de aula: Apresentamos a listagem de professores com mais de uma escola, comprovando a situação. O subsecretário reafirmou o veto do governador ao projeto de Lei uma matrícula uma escola, argumentando a impossibilidade de atendimento no momento. O Sepe propôs a retomada da grade curricular de 2003 e nenhuma disciplina com menos de dois tempos de aula.

3) 1/3 de carga horária do professor para planejamento: Após cobrança da implementação da Lei pelo Sepe, lembrando inclusive que ganhamos na Justiça, o governo ficou de estudar como aplicará a Lei.

4) Lotação de funcionários: O Sepe apresentou a listagem dos municípios onde os funcionários ainda não voltaram às suas escolas de origem (Caxias, Campos e São Gonçalo) e o governo se comprometeu em rever a situação a partir das listagens apresentadas anteriormente.

5) Reajuste salarial: Cobramos o que falta para recuperarmos as perdas de 28%. Reabrimos o debate e o vice-governador afirmou ser impossível mais algum reajuste ainda esse ano.

6) Animação Cultural: O governo se comprometeu a pagar o reajuste de 8% para os animadores.

7) Plano de Metas: O Sepe questionou o Plano de Metas com argumentos político/pedagógicos, mas o governo afirmou que esta era a política para a educação no estado do Rio.

 Haverá nova audiência no dia 19 de agosto para retomar as discussões.

Esclarecemos que a direção da greve é dada pela assembleia da categoria e por comando de greve. No entanto, é inaceitável a truculência com que os manifestantes foram tratados, entre eles diretores do Sepe/RJ. Repudiamos, veementemente, a ação da polícia que provocou muitos feridos. A direção do Sepe/RJ atuou no sentido de mediar o conflito e proteger os manifestantes, contatando a OAB, o departamento jurídico do sindicato, parlamentares e movimentos sociais e tomará as medidas cabíveis no sentido de reparar os danos sofridos.

Informes da greve estadual:

A greve da rede estadual em Macaé segue crescendo e se fortalecendo. Hoje a tarde o Colégio Estadual Matias Neto parou com adesão total dos professores; o CIEP da Aroeira já tem 20 professores parados, fora os demais servidores; também temos informação de que o Colégio Jornalista Álvaro Bastos está totalmente paralisado, pelo menos em um turno. Precisamos avançar na luta. Segue o calendário da rede estadual:
- Amanha as 07:00 em frente ao Colégio Luiz Reid, faremos um ato de repúdio a direção dessa escola que mais uma vez quis impedir a direção do sindicato de dialogar com a categoria. Vamos denunciar a população as péssimas condições de trabalho da rede estadual e parar essa escola.
- Amanhã as 09:30, na praça Washington Luiz em frente a Ampla sairá transporte para a participação na assembleia Geral da Rede estadual na cidade do Rio de Janeiro. Professores, funcionários e alunos estão convidados.
- No dia 21/08, as 17:00, no Colégio Maria Isabel faremos uma assembleia local da Rede estadual. Vamos organizar a luta em nossa cidade, formar um comando de greve e iniciar nossa campanha de filiação.
 
Atenção Profissionais da Educação da Rede Municipal de Macaé. 

O Prefeito Dr. Aluízio remarcou a audiência da Rede Municipal que seria amanhã para segunda feira 19/08 às 17h no Gabinete do Prefeito. Chamamos os educadores (Professores, Auxiliares, Funcionários, Merendeiras e Porteiros) para vigília que acompanhará a audiência.
Mesmo o Prefeito tendo remarcado a audiência do dia 14 para o dia 19. O Sepe mantem a convocação da Assembleia da categoria para o dia 15/08, às 17h no C.M.Maria Isabel. Participe!

Pauta da Assembleia:
1) Informes das Escolas
2) Campanha do segundo semestre 2013 (O Prefeito deve cumprir o que foi acordado e avançar na nossa pauta pelo 1/3 que queremos; hora aula; PCCV unificado; Redução da jornda etc.)
3) Congresso do Sepe.
4) 30/08 Dia nacional de paralisação convocado pelas centrais sindicais brasileiras.
E o que houver necessidade de discutir. 
A luta continua!

Fonte: Coordenação Geral do Sepe Macaé.



Nenhum comentário:

Postar um comentário