LOUVORES

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Professores campistas aderem ao Dia Nacional de Mobilização



O Dia Nacional de Mobilização e Paralisação, realizado nesta sexta-feira pelas centrais sindicais, teve a adesão em Campos. Em várias cidades do país, diversas categorias se mobilizaram para pressionar o Executivo e Legislativo para que votem a favor de pautas de interesse da classe trabalhadora. Os petroleiros decidiram, em assembleia na na quinta-feira, adiar a paralisação de 48 horas ontem e hoje nas plataformas.

Numa caminhada da Praça do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos, até a Prefeitura, cerca de 300 professores das redes municipal, estadual e federal reivindicaram melhores salários e condições de trabalho. Uma comissão de docentes foi recebida pelos secretários de Educação, Administração e pelo procurador do município, no auditório da prefeitura. O Sindicato dos Bancários de Campos promoveu atos na frente das agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. A categoria pode entrar em greve na 2ª quinzena de setembro.

Segundo o presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe), Carlos Santafé, a pauta de reivindicações surgiu a partir do movimento que vem acontecendo no país. Entre elas estão reajuste salarial, aumento no valor do vale-alimentação, eleições diretas para diretor das escolas, formação de turmas menores para os alunos assimilarem melhor o conteúdo, convocação de funcionários de creche aprovados em concurso público.

Já o presidente do Sindicato dos Bancários, Hugo Diniz informou que a pauta de reivindicação tem como eixo principal o combate ao PL 4330, que trata da terceirização, retirando direitos e precarizando o emprego. Os bancários reivindicam reajuste salarial de 11,93%, referente a 6% de infração e 5% de reajuste real. "Até agora os bancos não apresentaram uma contraproposta. Poderemos declarar greve até o dia 20 de setembro se não tivermos resposta favorável".

Prefeitura recebe professores

Os secretários de Educação, Cultura e Esportes, Marinéa Abude, e de Administração e Gestão de Pessoas, Fábio Ribeiro, acompanhados pelo Procurador Geral do Município, Matheus José, receberam a comissão de professores. Durante a reunião, representantes do governo adiantaram que parte da pauta já está sendo contemplada pela administração municipal. No dia 23 de setembro, uma nova reunião será realizada. As faltas de hoje serão abonadas, mediante reposição de aulas aos alunos.

Entre as medidas já adotadas estão as eleições diretas para diretor, previstas para serem realizadas no final deste ano. Com relação ao Fundeb, o município possui um Conselho, localizado na Avenida Pelinca, 322, que tem como finalidade administrar e fiscalizar a verba. Já foram construídas e inauguradas 17 novas unidades escolares modelo, incluindo creches e escolas e outras 14 estão sendo construídas. Foi realizado concurso no ano passado, implantado Plano de Cargos e Salários e realizado processo seletivo para preenchimento de vagas temporárias. Além disso, foi criada a Gdeb (Gratificação para o Desenvolvimento da Educação Básica).


Nenhum comentário:

Postar um comentário